← Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras
A Acerola (Malpighia glabra) é uma árvore da família Malpighiaceae, também conhecido como cereja-das-antilhas.
Esta árvore é de pequeno porte podendo alcançar 4 metros de altura, possui copa arredondada e frutinhas em tom vermelho (que podem ser doces ou não).
Hoje a acerola, conhecidamente rica em vitamina C (além de ferro, cálcio, fluor e proteínas, entre outros componentes), já está incorporada à rotina do brasileiro, que a consome in natura ou em forma de suco puro (ou adicionado a outro, como a laranja).
A frutificação é rápida e acontece a partir dos seis meses de plantio. No Brasil, a acerola foi introduzida em 1955, no estado de Pernambuco. A primeira muda veio de Porto Rico.
Além do alto teor de vitamina C, esta planta também possui um grau significativo de tanino (substância adstringente encontrada em certos vegetais, que dá coloração azul com sais de ferro, usada no curtimento de couros e também como mordentes), que garantiu divisas a lugares como Porto Rico, Hawai, Cuba e Flórida. A acerola também tem a capacidade de ser hidratante capilar e pode ser usada no retardando do envelhecimento da pele.
Florece durante todo o ano. Após a polinização das flores, os frutos surgem em 3 a 4 semanas.
Esta planta pode ser reproduzida preferencialmente por sementes ou por estaquia (processo de multiplicação no qual se utilizam estacas de caules, raízes, e, mais raramente, folhas, nas plantas que pegam de galho).
Rolinhas, sanhaçus, cambacicas, saíras, bem-te-vis, gaturamos, entre outros…
Provavelmente de Madagascar, na África. Hoje presente basicamente em quase todo o litoral brasileiro, não só nas praias como em restingas.a central e na costa sudeste, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.